segunda-feira, dezembro 29, 2008

Momento da refeição


A Light Meal
Originally uploaded by ianhayhurst
O momento das refeições tem vindo a perder a sua importância de forma considerável. As refeições são ingeridas num ambiente de muita pressa e não importa verdadeiramente o que se ingere. Quando as refeições não são tomadas à pressa, as refeições são o momento da socialização, para a fala. Desta forma, as refeições nunca são encaradas de forma séria, nem se dá a atenção adequada á forma como o organismo percepciona a nutrição que está a vir.

As refeições são momento de fornecer o corpo com nutrientes e é muito importante alimentar de forma activa dando a atenção devida ao que se está a fazer.

Partilhar as refeições com outros, em silêncio e sentindo o alimento a entrar no organismo, calmamente, é uma experiência muito interessante.

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Estragar alimentos


ny_cookies01
Originally uploaded by n_artemova
De tempos a tempos as pessoas forçam a ingestão de determinados alimentos que se estão prestes a estragar ou que se vão estragar pois vão ser deitados fora ou então estão próximos da data de validade.

O que acontece é que, por vezes, simplesmente não apetece, provavelmente porque não trará qualquer benefício à pessoa que irá ingerir, embora esta não saiba.

Eu pergunto-me sobre o que será melhor se estragar o alimento se estragar o corpo.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Significado do Natal


Merry Christmas!
Originally uploaded by Guillermo Galan
Devido à minha procura pelo significado do Natal fui à missa do galo. Na igreja percebi que o Natal é a altura em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus que lhes trará a salvação.

É tão simples quanto isto e portanto, agora faz sentido.

Eu poderia celebrar o Natal como o nascimento daquele (Jesus) que irá trazer a salvação a um grupo de pessoas (Cristãos), sem problemas.
Desejar Feliz Natal a alguém só faz sentido desejar aos Cristãos.

Em relação à tradição da família, eu teorizo que, no passado, as pessoas se reuniam neste dia para relembrar a importância do nascimento do seu salvador. Portanto não me faz sentido que o Natal seja a altura da família por excelência.

Natal


MERRY CHRISTMAS FLICKR
Originally uploaded by SaraCrowe?!
Na segunda-feira, enquanto estava a ouvir uma entrevista na rádio, a pessoa entrevistada mencionou que costuma escrever cerca de 300 a 400 postais no Natal mas, hoje em dia já não escreve.
O entrevistado passou a dar a sua atenção aos seus conhecidos durante o ano e, portanto, não se sente obrigado a escrever no Natal.

Para muitas pessoas, o Natal é a época da reconciliação, da família, da união. Mas, porque é que isto é celebrado apenas nesta altura? Porque é que as pessoas não dão a sua atenção às pessoas que gostam durante o resto do ano?
Por vezes as pessoas dizem-me que é melhor que seja uma vez por ano do que nunca o fazer… Bem, se é uma obrigação… suponho que fosse melhor nunca o fazer.

Se o Natal é a altura da família então o Natal não me faz sentido.
Se o Natal é a época da partilha de prendas então o Natal não faz sentido. Porque é que as pessoas não partilham lembranças noutras alturas do ano para além do Natal e dos aniversários?
Contudo, se o Natal é a altura para celebrar o nascimento de Jesus devido à vida que ele escolheu viver então começa a fazer algum sentido…

terça-feira, dezembro 23, 2008

Adivinha quanto gosto de ti




"Já pensei dar-te uma flor, com um bilhete, mas não sei o que escrever, sinto as pernas a termer quando sorris para mim, quando deixo de te ver...
Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim. Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.

Gosto de ti desde aqui até à lua,
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim...

Ando a ver se me decido, como te vou dizer, como te hei-de contar, até já fiz um avião com um papel azul, mas voou da minha mão... Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim. Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.

Gosto de ti desde aqui até à lua,
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim...

Quantas vezes parei à tua porta, quantas vezes nem olhaste para mim, quantas vezes eu pedi que adivinhasses, o quanto eu gosto de ti.

Gosto de ti desde aqui até à lua,
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim..."

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Isto é mau e triste?


Por do sol
Originally uploaded by Amendoas
Quando tempestades vêm, diz-se que o mau e triste tempo chegou;
Quando chove, diz-se que o mau e triste tempo chegou;
Quando as nuvens vêm, diz-se que o mau e triste tempo chegou;
Quando o frio chega, diz-se que o mau e triste tempo chegou;
Quando o sol aparece diz-se que o bom e alegre tempo chegou;

Mas porque é que o sol augura bom e alegre tempo? E porque é que os outros são maus e tristes?
Todos são bons e todos trazem alegria.

O frio traz seres que não toleram temperaturas mais amenas.
As nuvens colorem o mundo num tom diferente,
A chuva lava a atmosfera, devolve a água ao solo e rega as plantas,
As tempestades trazem música e luz das nuvens.

Isto é mau e triste?

sábado, dezembro 13, 2008

Vivendo sonhos


DEDICATED TO YOU ...
Originally uploaded by ANTHONY&CIE
O silêncio da noite
Mergulha na profundidade da escuridão
Revelando o brilho das estrelas na vastidão do céu.

No silêncio da noite, imerso na escuridão
Cantam grilos. No céu voam mochos.
Na terra pirilampos brilham,
Trazendo luz ao imaginário das pessoas.

Na escuridão da noite, abraçada pelo silêncio
Onde há luz e cantos serenos
Repousam seres que vivem os seus sonhos
08122008

O nosso interesse

Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008
Um número significativo de deputados faltam à sessão de plenário no Parlamento. Este é um comportamento típico no Parlamento Português. A solução proposta por Guilherme da Silva, vice presidente da Assembleia da República propõe é: não aos plenários à Sexta!

Flores fugitivas

De acordo, com Josef Settele, as borboletas europeias irão mover-se para Norte devido ao aumento da temperatura e à proliferação de monoculturas. Não se sabe se elas se adaptarão com sucesso uma vez que muitas espécies de borboletas só comem uma espécie de plantas como a Brythis Crini (na figura).

As borboletas são um grupo muito importante na cadeira alimentar pois são o acepipe para morcegos e pássaros. Para além do mais, as borboletas são excelentes polinizadoras que contribuem para a dispersão de flores as quais dão cor às paisagens.

Uma vez vi um filme sobre abelhas, as quais, tal como as borboletas, são também polinizadoras. Algures no filme, as abelhas desaparecem e o mundo fica privado de flores.

Pergunto-me se situação similar irá ocorrer com as borboletas…

Sistema sangrento


Orange slices
Originally uploaded by Sesselja María
“É que a diferença entre o sector financeiro e o sector industrial é que o primeiro pode ser comparado ao sistema circulatório e o segundo a qualquer um dos nossos membros. Sem sistema circulatório morremos, sem um braço ou uma perna podemos sobreviver. É para isso que se justificam todos os esforços para manter o sangue a circular (neste caso, garantir que os bancos continuam a emprestar dinheiro e a financiar investimentos) e pode ser perigoso insistir na manutenção de um membro gangrenado (como sucede com alguns sectores industriais baseados em modelos de negócio definitivamente ultrapassados.).
Os Estados procuram salvar os bancos para salvar as economias, não para salvar os banqueiros, mesmo que seja fácil e popular dizê-lo. E os Estados não devem tentar, com o dinheiro dos contribuintes, tentar salvar indústrias ou manter postos de trabalho inviáveis, pois isso é tão perigoso como uma gangrena, já que distorce as leis da concorrência e abafa a inovação.”
Editorial do Público de 11122008

Há um erro fundamental neste texto pois podemos sobreviver sem o sector financeiro desde que tenhamos bens e alimento, os quais provém de recursos naturais e não do dinheiro. O dinheiro não pode ser comido nem directamente transformado em bens. Tê-lo, não garante comida no estômago nem vestimentas no armário.

Contudo, o sector financeiro é um sistema nevrálgico no modelo de sociedade que existe nos dias de hoje.

Já agora… Pergunto-me porque é que fácil e popular, os Governos dizerem que estão a ajudar os banqueiros….

Queijo


Barquinho
Originally uploaded by Amendoas
Hoje vi a lua
Hoje vi um barco
Se a lua estivesse dentro do barco, diria que o barco tinha um queijo lá dentro

Evolução hormonal


thoughtful
Originally uploaded by janchan
Gwinne Lyons da ChemTrust fez a associação entre diversas substâncias químicas e o aumento de indivíduos do sexo feminino em diferentes espécies. A alargada disponibilidade de tais químicos, na natureza, foi induzida pelos seres humanos uma vez que tais químicos encontram-se no papel de alumínio, em papel para embrulhar alimentos, cosméticos, pó talco, aparelhos eléctricos e outros produtos.

O aumento do número de indivíduos do género feminino ou de características femininas em determinadas populações animais observam-se nos grupos em baixo descritos:
Aves – deformação dos canais reprodutores e maior mortalidade dos embriões;
Mamíferos – deformação dos órgãos genitais, testículos mais pequenos e níveis mais baixos de testosterona (como observado em ursos polares).
Anfíbios – desenvolvimento de órgãos bissexuais (vagina e pénis) e produção anormal de hormonas femininas;
Peixes – desenvolvimento de órgãos bissexuais e menor sucesso reprodutivo
Repteis – pénis mais pequeno e fino aumento da produção de hormonas femininas

Num outro grupo de mamíferos, os humanos, foi observado que nalguns locais onde as mulheres tem uma maior exposição a determinados químicos, nascem mais raparigas do que rapazes num rácio de 2:1 e, os rapazes desenvolvem pénis mais pequenos e têm uma menor produção de esperma (The Independent).

(Relatório completo)

quarta-feira, dezembro 03, 2008

O passageiro português


bus stop
Originally uploaded by [auro]
Há uma fila de passageiros numa paragem de autocarros.
Um autocarro cheio de pessoas está a chegar.
Um autocarro vazio que vai para o mesmo destino vem mesmo atrás.

O que é que as pessoas que estão na paragem fazem? Entram no autocarro que está cheio!

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Dancarinas e dancarinos prontos para Kaośikii

Kaośikii, Kaoshikii, Kaoshiiki, Kaoshiikii é uma dança criada por P R Sarkar em 6 de Setembro de 1978 para as mulheres, como alternativa ao Tandava, embora também possa ser praticada por homens.

Kaośikii significa a dança da expansão da mente uma vez que kośa significa camadas da mente.

Esta dança pode ser praticada durante a menstruação e durante a gravidez.
Não há nenhum limite de tempo para a prática desta dança mas, na minha prática pessoal verifiquei diferentes efeitos em relação ao tempo de execução. Os primeiros dez minutos são muito físicos e daí em diante, com a ideação em mente, a dança torna-se muito espiritual e, para além do efeito físico causa uma expansão mental quando praticada com regularidade.

A ideação associada à dançar é a do praticante incorporar uma flor de lótus que vai desabrochando juntamente com os movimentos.

A dança tem os seguintes benefícios:

01. Exercita todas as glândulas e membros do corpo
02. Possível aumento da longevidade
03. Facilita o parto
04. Flexibiliza a coluna
05. Auxilia na artrite da coluna, pescoço, pulsos e outras articulações
06. Auxilia na gota da coluna, pescoço, mãos e cinutra
07. Torna a mente forte e ágil
08. Auxilia na irregularidade da menstruação
09. Regula secreções glandulares
10. Auxilia em problemas de bexiga e uretra
11. Proporciona maior controlo sobre os membros
12. Dá charme e brilho à cara e à pele
13. Ajuda na remoção de rugas
14. Remove a letargia
15. Ajuda em problemas de insónia
16. Ajuda em problemas de histeria
17. Ajuda em problemas relacionados com complexos de medo
18. É bom para sentimentos de desespero
19. Ajuda na autoexpressão e desenvolvimento do potencial individual
20. Ajuda nas dores da coluna, hemorróidas, hérnias, disfunções nervosas e hidrocele (nos homens)
21. Auxilia em problemas de rins, bexiga, problemas gástricos, dispepsia, acidez, disenteria, sífilis, gonorreia, obesidade, magreza e problemas de fígado
22. Pode aumentar a capacidade de trabalhar até aos 80 anos de idade


ACARYÁ, Avadhutika Ananda Usa; Os 16 ponyos para a auto realização do ser humano ; Publicações Ananda Marga
SARKAR, Prabhat Rainjan; The Awakening of Woman; Ananda Marga Publications
http://www.anandamarga.org.uk/
http://www.blogger.com/www.amaye.org

domingo, novembro 30, 2008

Amanhã


Astronomical dial
Originally uploaded by santi_rf
Em Portugal, na interacção entre as pessoas, por vezes diz-se que amanhã eu telefonarei. Este amanhã é uma esperança, algo vago e não concreto. Poderá acontecer ou não mas, na verdade não tem grande importância.

Estivéssemos nós numa cultura alemã ou estadounidense as seguintes questões eram prontamente colocadas: quando? a que horas?

Portanto daqui se conclui que aos portugueses ainda lhes falta alguma precisão e objectividade (o que por vezes pode causar algum aborrecimento).

Prisão de expressão

Fui a uma conferência pública internacional sobre o ensino da matemática e no fim das comunicações e das mesas redondas, a audiência tinha a oportunidade de interagir com os especialistas.

Supostamente a audiência utilizaria a oportunidade de colocar questões aos especialistas de forma a criar um debate proveitoso com conclusões fundamentadas. Contudo, desde cedo que se tornou evidente que o público não estava interessado em colocar questões mas sim em expressar opiniões pessoais sobre os tópicos abordados.

Para mim isto é uma evidência que as pessoas não têm espaço e oportunidade para expressar as suas opiniões de forma a criar uma opinião mais fundamentada e sentirem-se aceites e ainda mais pertinente de as por em prática na sua própria comunidade. Se tal acontecesse, na conferência, a audiência teria colocado questões relevantes ao invés de se socorrerem dessa oportunidade de forma a expressar opiniões pessoais.

Isto é de extrema importância pois implica uma falsa liberdade, uma prisão de expressão, na qual as pessoas têm medo de expressar as suas visões sentindo-se oprimidas.

sábado, novembro 29, 2008

A luz ao fundo do túnel

Quando os passageiros chegam a uma plataforma de comboio/metro ou a uma paragem de eléctrico/autocarro, tomam duas acções:

1- Verificam se o transporte está a vir
2- Constatam qual o tempo restante para o transporte chegar

Em casos muito raros, os passageiros poderiam utilizar o tempo restante para comprar algo para consumo (tipicamente jornais, revistas, alimentos ou bebidas) em estabelecimentos ao invés de recorrer às máquinas de venda. Desta forma, as acções 1 e 2 são desnecessárias e uma perda de energia pois os passageiros não têm outra alternativa a não ser aguardar, independentemente do tempo que o transporte demore ou de um eventual atraso por parte do passageiro. Este conhecimento [do tempo restante] não fará o transporte andar mais depressa, embora proporcione um descanso psicológico muito grande.

Ao invés de procurar a luz ao fundo do túnel, os passageiros poderiam apreciar a beleza presente nas redondezas ao invés de ficarem mais tensos.

terça-feira, novembro 04, 2008

Desempregados sector tecnológico

Motorola 3000
T Systems 550
Dell 8900
Xerox 3000
Yahoo! 1500
Qimonda 3000
ebay 1500
HP 24600
Total 46050

Cauas da nacionalização do BPN


Money Back Guarantee
Originally uploaded by Roby72
Um pequeno banco português foi nacionalizado no último domingo e, embora tenha seja um assunto muito falado foi difícil encontrar as razões inerentes. Muito do que se escreveu está relacionado com a protecção dos clientes, a falha da supervisão, que algumas irregularidades já eram conhecidas desde 2007, sobre a próxima equipa de gestão e que este evento não está muito relacionado com a crise financeira internacional [1]

As causas que encontrei são as seguintes:
Créditos e activos ausentes da contabilidade [2]
A aquisição do Banco Insular que tornou o BPN responsável por operações de crédito do Insular [3]
Perdas de €700.000 [4]
Relações financeiras obscuras com accionistas [5]
Não divulgação da estrutura accionista [6]
Três mudanças nas equipas de auditoria que apresentavam reservas às contas do banco [7]

É de realçar que este evento foi noticiado por agências internacionais como o FT e a Bloomberg.

Contudo, eu continuo sem saber o que são relações financeiras obscuras e acredito que as verdadeiras razões para esta falência dificilmente virão a público.

[1,2] – Diario Economico 03.11.2008
[3] – Jornal de Notícias On-Line 04.11.2008 Fonte
[4] – Diario Economico 03.11.2008
[5,6,7] – Publico On-Line 03.11.2008 Fonte

domingo, novembro 02, 2008

segunda-feira, outubro 27, 2008

China


MADE IN CHINA
Originally uploaded by biaaH Moraga
Muitas pessoas dizem que os produtos feitos na China não tem qualidade.
Muitos artigos de marca são feitos na China.
Artigos de marca são quase um sinónimo de qualidade.
Portanto muitos artigos feitos na China são de qualidade.

terça-feira, outubro 14, 2008

Palavras dúbias


Zip It
Originally uploaded by Rachel.::.K

O Ciencia Hoje é um site que eu visito diariamente e que tem muitas noticias sobre a ciencia.
Recentemente foi escrito um
artigo sobre a cerveja e diz-se que não há relação directa entre o alcool e a barriguinha.

No entanto ao explorar-se o artigo em maior profundidade encontram-se afirmações como especialistas ajudam: não é consensual mas há fortes evidências de não haver uma associação directa entre o etanol, e a cerveja em particular, e a adiposidade abdominal, sobrepeso ou obesidade. Continuando a percorrer o artigo, o responsável do simpósio afirma Por exemplo em relação ao mito de que a cerveja faz barriga, isso hoje está bem esclarecido e não me parece ser verdade.

Bom, como é que se pode tirar uma conclusão com este género de abordagens? Algo ou está provado ou não está...

sexta-feira, outubro 10, 2008

Aulas modernas


Dawkins and Darwin
Originally uploaded by Kaptain Kobold
As assunções são muito perigosas. Eu também as faço e não penso que esteja incorrecto fazê-las. Mas como lidar com elas quando são quebradas? Bom a minha sugestão é que se tem de ter a mente aberta.

Na minha vida assumi associei muitos comportamentos os quais as pessoas seguem. Contudo, de tempos a tempos alguns são quebrados. Por exemplo: eu assumi que numa aula numa faculdade não se veria alunos de bonés, numa sala de aula, nem alunos a atender o telemóvel mas, para minha surpresa, são situações que ainda acontecem em universidades portuguesas.

Existe também um outro comportamento inaceitável que é a conversa para as margens (CPM).
Um professor universitário é uma pessoa que tem um conhecimento substancial sobre um determinado conjunto de matérias (outra assunção) e é um privilégio estar na presença de tal pessoa por um determinado período de tempo. Contudo, os estudantes, ainda assim preferem a CPM ao invés de tornarem a aula mais interessante, interagindo com o professor…

sexta-feira, outubro 03, 2008

Organização


Jardim Botanico Ajuda
Originally uploaded by Amendoas
Do que tenho ouvido, em geral o Jardim Botânico da Ajuda(JBA), é um paraíso e é verdade, tem a sua beleza.
Em Agosto, fui a uma sessão de divulgação científica no Jardim Botânico do Rato(JB) e falou-se sobre o sequestro de carbono (a capacidade que as plantas têm de absorver o dióxido de carbono existente na atmosfera) e que é bom os jardins estarem com um grau de selvagem razoável.

A grande diferença entre o JBA e o JB é que o JB é muito mais selvagem que o JBA, uma vez que o JBA está excessivamente arranjado.
Ora para mim, a natureza não precisa ser domada, ela própria tem a sua forma ideal de se organizar e é por isso que considero o JB mais bonito.

A forma que tenho de justificar isto, que a natureza tem a sua forma ideal de organizar, é que no estudo que foi feito sobre o sequestro de carbono, chegou-se à conclusão que quanto mais, as plantas se forem desenvolvendo naturalmente, maior será a absorção do carbono atmosférico.

domingo, setembro 28, 2008

Leite adulterado


Pure Milk
Originally uploaded by luvi
Ao leite em pó chinês, estava a ser adicionado água.

A adição de água, provoca uma diminuição de azoto no leite. O azoto é um dos constituintes das proteínas e, portanto através da concentração do azoto, comprovava-se a concentração real das proteínas,

Ao leite chinês, foi adicionado um composto azotado, a melamina a qual fazia aumentar o teor proteico, enganando os controlos. A elevada concentração (2,5 mg/kg) provocou a cristalização do composto, a nível renal provocando insuficiências renais…

Fonte: Ciência Hoje

segunda-feira, setembro 22, 2008

Cores e códigos


Linhas
Originally uploaded by iramorais
No passado, as linhas do metro em Lisboa tinham também a designação de linha Girassol, a amarela linha Caravela, a verde, linha Gaivota, a azul e a vermelha também tinha o seu cognome. Se reparerem, perto do nome da estação , há lá uma figura alusiva ao nome da linha.

Esta dupla nomenclatura não funcinou: as linhas coloridas já tinham propocionado uma forma fácil de identificação das linhas, para além do mais a outra nomeclatura não tinha nenhuma utilidade, tenho prevalecido a nomeclatura das cores como se vê hoje em dia.

domingo, setembro 21, 2008

Liga-te

Antes de mais gostava de expressar a minha posição em relação ao marketing uma vez que muitas vezes se diz que é uma ferramenta de “lavagem cerebral” ou uma ferramenta que cria necessidades.


Bom sou contra esta postura. Para mim, a definição de marketing é uma ferramenta que explora de uma forma muito poderosa e eficaz a fraqueza da mente das pessoas. Ou seja tira partido do poder que as pessoas tem de ser influenciáveis e não, não cria necessidades, é apenas uma ferramenta que visa a sua satisfação. Para Kotler, necessidade são os requisitos básicos dos seres humanos. (KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip; Marketing Management 12e; Pearson, p 24)


Ligando-me, ao título, o anúncio da Vobis é o mais idiota que vi nos últimos anos (se bem que estou a ajudar à sua propagção fazendo “buzz” ou seja falando dele) então o conceito de liga-te é promover um estilo de vida no qual a posse de material (o abraço aos componentes tecnológicos) traz a felicidade (o sorriso na cara do rapaz) às pessoas proporcionando uma forma de se ligar ao mundo (slogan: liga-te ao mundo). Nada mais idiota, ainda por cima vê-se mais mupis destes do que cabelos na cabeça das pessoas... O que me aborrece é que as pessoas vão inteorizando mensagens destas.

segunda-feira, agosto 25, 2008

Educação para todos

Formação à medida

Bom, eu gosto de vários áreas e gostava saber mais sobre muitas delas. Já encontrei muito material que é fiável, desde e-books até a-books (audiobooks), e-documentários (educative documentaries), podcasts, diversos sites e blogues credíveis, só que sou preguiçoso e acabei por nunca aprofundar nenhum tema. Já planeei também que iria dedicar determinadas alturas do ano para explorar determinadas áreas mas, não passou do planeamento.

Nas minhas pesquisas, encontrei o opencourseware (OCW) que é um movimento que tem como participantes o MIT ou a Yale University entre outras, e que pretende disponibilizar conteúdo on-line de cursos que são ministrados nestas instituições a toda uma comunidade cibernética, tem diversos formatos como o mp3, o pdf, os ppt’s. É tudo gratuito e pelos vistos credível (a credibilidade fica ao critério de cada um).

É uma óptima forma de as pessoas se actualizarem e de expandirem o seu intelecto, e quando for possível suscitar discussões saudáveis sobre os temas é também uma boa forma também de despertar ou fundamentar visões positivamente críticas.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Telemóvel idiota

Nos últimos tempos tenho andado a reflectir sobre o conceito de telemóvel descartável.
Descartável associo a algo que se usa e, rapidamente, se deita fora (se bem que, na sociedade actual tudo é descartável, incluindo as pessoas, mas esta reflexão deixo para outra altura). Telemóvel é, para mim, um aparelho portátil que serve para comunicar.

Agora telemóvel descartável? Um telemóvel que se compra, faz a chamada e depois deita fora, porque não comprar um cartão de chamadas e ir a uma cabina? Que raio de sistema de decisão é que permitiu o desenvolvimento de um conceito tão descabido? Vá calma, o conceito ainda é mais inconcebível, pois pasmei-me quando fui ver o press release do telefone, lançado a 11 de Julho (data em que também foi lançado o telefone táctil mais aguardado do momento, pelas massas e, que em Portugal criou mais uma espécie de endividados: os telemovili endividati).

Ora então, o telefone vem com
60 minutos de chamadas
Bateria carregada
Cartão na ranhura
Pode-se comprar mais minutos de chamadas
A bateria é recarregável
O número de telefone dura 12 meses

Piada das piadas, o promotor do telefone afirma o seguinte, na press release

The phone is not a “disposable” phone,

Interessante pois os sítios (virtuais) por onde tenho andado (note-se que muitos são corte e cola uns dos outros, e acaba-se por nunca saber de onde vem o original) descrevem sempre o telefone como sendo descartável (o que permitiu fazer imensa publicidade gratuita ao referido)

(Pergunto-me… quantas mentes brilhantes foram ler o press release, para saberem, de fonte fidedigna, que o telefone não é descartável? Eu só o fui fazer para escrever ver se descobria que conceito era…)

Mas… isto é um telemóvel descartável? Que serve para telemóvel de emergência ou para segundo número pelo montante de €49?

Por favor ponham a cabeça no pescoço, liguem os fusíveis, e pensem.
Com estas características e com o preço a que está é possível comprar outros aparelhos com a mesma finalidade por preço igual ou inferior mas, porquê tanto alarido com um telemóvel que não vale nada? O produto foi lançado em França, a 11 de Julho, a operadora é a Orange (que é dona de parte do capital da Sonaecom, empresa que tem a Optimus e a Clix), a empresa que desenvolveu o conceito é a BIC, famosa pelas canetas e lâminas de barbear descartáveis e o telemóvel foi produzido pela mesma empresa que produz os telemóveis Alcatel, a TLC (óbvio que ninguém a conhece).

Eu escrevi isto pois tinha esperança de agora, no fim saber o que é um telemóvel descartável mas, continuo tão sábio como antes: o telemóvel descartável é um conceito idiota e que não faz sentido, porque simplesmente o telemóvel é algo que dá para usar e usar múltiplas vezes.

terça-feira, julho 29, 2008


Moss Sprouts
Originally uploaded by RupertG
Cada vez se desloca mais e mais depressa porque as pessoas estão cada vez mais distantes e, precisam de percorrer, no mesmo tempo, distâncias cada vez maiores.

Light hole
Originally uploaded by F H Mira
Vão-se construindo cada vez mais pontes porque é uma forma de as pessoas se sentirem unidas pois à muito que vêm desligando umas das outras.

Laundry
Originally uploaded by danjw96
Por cada moeda a mais que o Tio Patinhas tem, continua a atribuir o mesmo valor como se apenas uma tivesse.

quinta-feira, julho 24, 2008

Um caminho


Endless path, originally uploaded by louistib.

Uns passam a vida tentando compreendê-la, outros vivem-na.

Amigo


Vietnam : Hmong #4, originally uploaded by foto_morgana.

Amigo é aquela pessoa que, de forma desinteressada, se esforça por te dar bons conselhos quando estás desorientado. É aquela pessoa que estará lá para nos ouvir quer sejamos aborrecidos ou lamechas. É aquela pessoa que se zanga contigo quando fazes algo errado e, com o intuito de corrigir o nosso comportamento. É aquela pessoa que nos dará um pouquinho do seu tempo por mais preciso que esse seja. É a pessoa com quem é bom estar sem ser preciso falar. É aquela pessoa que sorri para nós com Amor.

A maçaneta


Orange as any orange on a tree, originally uploaded by neloqua.

A maçaneta da porta da felicidade está nas tuas mãos!

sexta-feira, julho 18, 2008

Juros inocentes


wall of banks, originally uploaded by Dystopos.

Bom, então os bancos actualmente, andam a proporcionar taxas atraentes nos depósitos a prazo. Parece que são e, na verdade até são, mas só por curiosidade, no ficheiro anexo vê quanto é que ganhas ao fim do ano. (Ficheiro)

sexta-feira, julho 04, 2008

Gorduroso


oil to cook, originally uploaded by mini louie.

A Ericeira foi multada em €7.000 por utilizar óleos reciclados para abastecer a sua frota. A Direcção Geral as Alfandegas informaram o presidente da Junta que tinha de proceder á legalização da produção do biodiesel. Joaquim Casado, o presidente, tentou mas deparou-se com a alegre situação de a quota estar esgotada…

Um casal, que foi interpelado pela PSP, ficou com o seu carro apreendido por não ter pago o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos mas também ninguém sabia onde é se poderia saldar a respectiva dívida.

Os fabricantes dos automóveis alegam que os proprietários podem perder a garantia.

O facto é que, em termos financeiros, fica mais barato andar a lípidos do que a crude refinado mas parece é que ainda existem muitos entraves para esta alternativa. Não percebo porquê uma vez que se anda a fazer tanto alarido no que toca à questão energética…

It's time

It's time to dedicate more time for the living...

Alex in CSI: Miami

Sim a série anda a ficar monótona mas por vezes, ainda se encontram umas mensagens muito, muito interessantes é isso que ainda me prende...

O tamanho conta


Midiendo fuerzas..., originally uploaded by Marina Cast..

Há umas décadas atrás, em que o consumo ia aumentando cada vez mais, as empresas com o intuito de venderem ainda mais faziam tamanhos cada vez maiores com diferenças de preços quase irrisórias (quase, pois, para alguns, quase é demais) e isto incentivava as pessoas a ingerir quantidades cada vez maiores. Se, nessa altura duas fatias de pizza eram suficientes, hoje é "necessário" uma pizza inteira para satisfazer fome+gula. Sendo gula o acréscimo de lucro da empresa, as consequências para a saúde do consumidor, a parte do imposto com que cada contribuinte doa para os sistemas de saúde, gula é uma infíma parte do miserável aumento salarial dos trabalhadores da empresa embora represente fielmente o chorudo montante em prémios que a administração merece pelo seu excelente desempenho, gula é também o impacto social e ambiental que as operações da empresa têm no ambiente em que opera.

Bom e, entretanto desviei-me de mais do que queria escrever. A questão é que no passado aumentavam-se quantidades nomedamente o tamanho dos pacotes e bebidas para se consumir mais. Hoje em dia, na situação actual (ou na situação actual em que as pessoas acreditam em que vivem) talvez fosse sensato começar a cortar nos tamanhos para baixar preços.

É interessante uma breve que li ontem num jornal em que na Polónia, vai ser obrigatório uma determinada percentagem das notícias têm de ser notícias positivas. :)

domingo, junho 29, 2008

Descida do IVA

A redução do IVA vai ter efeitos a partir de amanhã. O antigo IVA de 21% vai passar para os 20%, ora isto, na carteira dos consumidores vai ter um reflexo de 0,83% ou seja por cada euro gasto vai-se pagar menos 0,0083€, montante que o Estado deixa de receber.

Parece pouco e é. Aos 10.000€ poupam-se 83€ com a redução do IVA. Se o Estado se tornasse mais eficiente, como se tornam as organizações privadas nomeadamente em tempos de crise quando precisam de cortar custos e passam a utilizar melhor os recursos que têm ao seu dispor, passaríamos a dispor de mais regalias proporcionadas pelo Estado ou então este passaria a cobrar menos imposto que seria também uma forma de incentivar o sector privado.

sábado, junho 28, 2008

Pôr do sol na Caparica


Caparica sunset., originally uploaded by Antonimus.

Análise de acções

Em rubricas económicas, por vezes existe um espaço cujo título é análise de mercado. Nesta "análise de mercado" conclui-se que o título da empresa A desceu 40 cêntimos e o da empresa B aumentou 30 cêntimos. No decorrer da sessão o título C valorizou 5% tendo sido o título que mais ganhou na sessão de bolsa de ontem. Desde o ínicio do ano, a empresa D já desvalorizou 15% e na sessão de ontem a bolsa perdeu 1000 pontos .
Ora a isto chamam análise. E eu pergunto-me que raio de análise de mercado são estes comentários que não acrescentam nada de mais? Para quê estar a investir tempo em algo que não traz nada de novo e que é um desperdício de espaço em papel, na televisão, na rádio, em páginas da internet?
Uma verdadeira análise seria o título A aumentou 40 cêntimos porque foi anunciado que a empresa vai-se expandir não sei para onde. O da empresa B subiu 30 cêntimos porque foi descoberta uma tecnologia nova que permite uma utilização mais eficiente dos recursos existentes. A elevada subida do título C está decorrente da descoberta de um novo filão da matéria prima num determinado lugar. A empresa D desvalorizou 15% devido à crescente concorrência que tem feito os clientes a alterarem os seus contractos e, por fim isto resulta na queda geral da bolsa.
Ora mesmo assim, mesmo que uma análise fosse desta forma e, sim isto eu consideraria uma análise como é que se justificam as variações que ocorrem durante um dia numa sessão de bolsa? Não estão a sair notícias sobre as empresas a todo o momento.
Por outro lado, quando por exemplo sai uma notícia de uma OPA, como se justifica que a cotação da empresa A suba 15%? Se a justificação for o valor que a empresa que lançou a OPA está disposta a pagar, até aceito. Agora se for a correcta apreciação do mercado ou o justo-valor que o mercado atribui, estas afirmações são feitas com base em quê? Num ou muitos eu acho que? O assunto é excessivamente subjectivo e aproxima-se muito dos jogos de azar como o totoloto, eurmilhões, totobolas, lotarias, aí também são um conjunto de eu acho que. A diferença é que "apostar" numa empresa sempre é bem mais concreto do que jogos de sorte...

sexta-feira, junho 27, 2008

Currículo europeu ou o currículo pessoal

O currículo europeu é um formato padronizado que existe num site da Internet e que, a meu ver, não tem piada nenhuma. Normalmente acaba por três páginas, sendo que a terceira não acrescenta nada de novo pois é apenas uma página que descreve o nível de conhecimentos de uma língua estrangeira.


Acho que é muito mais interessante um currículo pessoal, pois temos uma liberdade para definir o formato e para demonstrar que temos alguma habilidade para utilizar processadores de texto. É muito mais fácil expôr a informação toda sintetizada em apenas uma página até, porque a maioria dos universitários não tem experiência suficiente para ocupar mais que uma página e, isto é normal e, para além disso é algo nosso, feito por nós.

sábado, junho 21, 2008

Na floresta

Olha para a tua relação como uma floresta que ambos estão a criar.

Cada um de vocês não é responsável por apenas uma parte da floresta, são ambos responsáveis por tudo, têm ambos de a cuidar bem de forma a dar árvores frondosas, de forma a dar alento e vida a floresta para que esta seja um espaço agrádavel, para vocês e para o que está à vossa volta e que proporciona uma dinâmica diferente ao vosso espaço. Caminhem nela de mãos juntas mas, há caminhos que têm de ser feitos sozinhos.

Quando um de vocês se esquece de cuidar da floresta, esta começa a secar e, começam-se a desenvolver condições favoráveis à ocorrência de incêndios e, em breve, um vidro que ficou perdido na vossa floresta, deixa passar os raios de Sol e, as chamas começam-se a formar.

Mais tarde... enquanto o incêndio deflagra, quem sabe, talvez já não haja mais areia ou água para o apagar, pois nessa altura uma das partes pode já não querer ter a areia ou água necessárias, porque a floresta já está destruída.

Então, a floresta deixa de existir, passa a um aglomerado de cinzas e, apenas resta a memória de que, em tempos, houve ali uma floresta bonita mantida por duas pessoas.

Mas... para quê viver de memórias, quando se pode cuidar a dois da floresta a dois e torná-la um espaço agradável?

domingo, maio 25, 2008

Tradições da me*da

Então... vá lá... passados seis anos (sim 6!) os veteranos da ESAS foram condenados pelas praxes a que submeteram a valente Ana Santos.
Como profissional que é, a advogada dos arguidos vai recorrer da decisão do tribunal (Porque é que as pessoas só querem ser profissionais e não passam a seguir alguns princípios na sua vida? Dinheiro? Notoriedade? Notoriedade teria se afirmasse a uma posição oposta e dissesse que aceitava a decisão do tribunal, isso sim faria correr muita suficiente, as pessoas são comentadas quando fazem algo diferente, não quando são iguais a todas as outras.)
Porque é que as pessoas são quadradas e continuam a defender tradições? Os tempos mudam mas, o director da faculdade afirmou, em tribunal, que é normal praxe com bosta. (como é que pessoas que pensam desta forma chegam a estes cargos?) Por favor alguma decência, pelo menos em cargos de direcção.
As praxes não são supostas serem um evento de integração ao invés de ofensa à condição humana?
Não é daqui, das universidades, que saem os profissionais do amanhã? Que raio de profissionais são estes, que têm atitudes destas?
Estes futuros profissionais, afirmam que brincadeiras com excrementos são tradição (lá está, parados no tempo, diga-se também que é algo que a escola nos ensina, a parar no tempo) e que quem fez a acção (de barrar a caloira com me*da de porco) foram outros caloiros. E que, desta forma, eles, os veteranos, não têm responsabilidade pelas acções dos caloiros.
Bom, o bom daqui, é que, no futuro outras caloiros que passem por situações menos dignas e se manifestem. Por outro lado será bom quie os veteranos inovem nas suas praxes académicas e as tornem num verdadeiro momento de integração onde, para além de tudo de enalteca a manifestação das qualidades humanas.
É ainda relevante, referir que é importante que os cargos de direcção sejam escolhidos de forma mais criteriosa e que, as pessoas não morram a defender tradições que não se adequam aos tempos que vão mudando...

sábado, maio 10, 2008

Concorrência levou PT a perder 20,8%

Então a culpa dos lucros da PT terem sido reduzidas em 20,8% é devido à concorrência? Bom as pessoas, sobretudo os jornalistas que ainda por cima são opinion makers fazem conclusões muitos precipitadas e levam as massas a papaguearem os que os jornalistas dizem. Ora a redução em 20,8% de certo que não foi pelo aumento da concorrência mas sim pela inaptidão de a PT em manter os seus clientes...

quinta-feira, maio 08, 2008

Weaknessess of budgeting

Often, they treat employees as costs to be minimized, rather than assets to be developed.

From: Driving value through strategic planning and budgeting

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Sê assim...


Dreaming.............
Originally uploaded by nicolas valentin.
Sê tu próprio, atreve-te a sonhar!

Por vezes diz-se:
-Ah! Quero ser como o A, como o B, ah! O A é assim, o B é assado, quem me dera ser como eles!

Porquê é que havemos de querer ser como o A e como o B? Bom, se eles têm atributos assim tão positivos então copiem-se as características mas daí a ser como eles....

Sejam vocês próprios, vocês são únicos!

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Na fonte


Fonte
Originally uploaded by Amendoas.
E disseram-me assim:

Estava fulo e, por volta da uma da manhã saí, assim, neste estado, de casa. Parei junto a uma fonte e fiquei a contemplá-la, compreendi o que, à cerca de três anos me andavam a tentar dizer...

Olhei para a fonte e vi a água subir. toda unida, como nós tinhamos estado naqueles anos e, no fim da ascensão da água, ela separava-se em dois, e era também a altura de os nossos caminhos se separararem.

Talvez um dia, algures no futuro, quando já tivermos percorrido os nossos caminhos separados nos voltemos a fundir da mesma forma que essas correntes de água se juntavam no fim...

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Luz


Pulse
Originally uploaded by Fintan.
A luz de um telemóvel ou de um computador portátil é suficientemente intensa para suspender a produção de melatonina, uma substância produzida no cérebro pela glândula pineal e que ajuda a regular o sono
25012008 no Semanário Económico

Poluição


What a ham
Originally uploaded by mostlysunny1.
A poluição provocada por 400 000 porcos é equivalente à poluição produzida por 1 100 000 pessoas de uma cidade

Falar com pessoas


Nobel Medal
Originally uploaded by slondon.
Um jornalista tentou sem grande custo, chegar à fala com um cientista de renome internacional, laureado com o Nobel da Física. Um dia depois, correspondiam-se por e-mail, com a garantia de entrevista. Um golpe de sorte? Talvez. Já outro colega propôs-se a fazer o que, supostamente, seria um trabalho mais simples: um artigo sobre a jovem actriz Diana Chaves. Munido do seu número pessoal, foram várias as tentativas frustradas, até que ao fim de semanas percebem finalmente a dificuldade – a comunicação teria de ser filtrada por um agente.
Revista Tabu do SOL 19012008

Bom mas se James Watson, Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina, “pai do DNA” tivesse um agente, a sua comunicação talvez fosse filtrada e não se punha para aí a dizer barbaridades...

Casamentos indianos


Over and out
Originally uploaded by Gurugo.
O casamento é um dos acontecimentos mais importantes na cultura indiana. Desde que os filhos nascem, os pais começam a pôr dinheiro de parte para o evento. São três dias de festa, precedidos de muitos outros de organização e de preparação em família. No primeiro dançam-se canções tradicionais e outras mais modernas com música ao vivo na cerimónia do Sangeet. No segundo decorre a cerimónia da hena (Mehendi) para as mulheres e, em especial, para a noiva, que cobre os braços até ao cotovelo e as pernas até aos joelhos de intricados desenhos feitos em hena, reminiscentes dos mais complicados bordados ou rendas. Por fim, o ponto alto é a procissão do noivo (Baaraal) em que o noivo chega a casa da noiva a cavalo ou elefante, e a cerimónia religiosa, seguida de uma recepção. Os saris são bordados a pedras e ouro e passam de geração em geração porque não têm tamanho (são sempre cinco metros de tecido meticulosamente enrolados no corpo) e porque são intemporais

PINA, Rita Tavares de, NY Diaries- Casual (Suplemento do Semanário Económico) 18012007

Poupança


houses of Bryggen
Originally uploaded by Farl.
A casa que se está a pagar hoje não é para deixar aos filhos, é exactamente a sua poupança. O que se tem a fazer é, quando chegarem ao fim da vida, hipotecar a casa, receber todo o cash e o imóvel é entregue a uma companhia de seguros ou algo similar que garante que a casa é usada por aquela pessoa ou companheiro até ao fim da vida, e a casa fica para a instituição que a tomou.

João Duque in Semanário Ecónomico de 18012008


simply green and blue
Originally uploaded by molamoni.
Lá no campo, desabrocham flores
E nós, o que vemos?
Vemos carros estacionados
Vemos carros a passar

Lá das árvores soltam-se folhas coloridas
E nós, o que vemos?
Vemos estendais vazios
Vemos estendais com roupa colorida

Lá na praia, as ondas rebentam
E nós, o que vemos?
Vemos prédios a explodir
Vemos pessoas a bater com a cabeça na parede

Lá o céu ilumina-se com o Sol, as estrelas e a Lua
E nós o que vemos?
Vemos luzes acesas
Vemos luzes apagadas...

Os quatro C's chineses


china_flag
Originally uploaded by sheilarichardson55.
Os quatro C’s do mercado Chinês
. Cliente
. Companhia (no sentido de empresa?)
. Concorrentes
. Contexto