sábado, junho 28, 2008

Análise de acções

Em rubricas económicas, por vezes existe um espaço cujo título é análise de mercado. Nesta "análise de mercado" conclui-se que o título da empresa A desceu 40 cêntimos e o da empresa B aumentou 30 cêntimos. No decorrer da sessão o título C valorizou 5% tendo sido o título que mais ganhou na sessão de bolsa de ontem. Desde o ínicio do ano, a empresa D já desvalorizou 15% e na sessão de ontem a bolsa perdeu 1000 pontos .
Ora a isto chamam análise. E eu pergunto-me que raio de análise de mercado são estes comentários que não acrescentam nada de mais? Para quê estar a investir tempo em algo que não traz nada de novo e que é um desperdício de espaço em papel, na televisão, na rádio, em páginas da internet?
Uma verdadeira análise seria o título A aumentou 40 cêntimos porque foi anunciado que a empresa vai-se expandir não sei para onde. O da empresa B subiu 30 cêntimos porque foi descoberta uma tecnologia nova que permite uma utilização mais eficiente dos recursos existentes. A elevada subida do título C está decorrente da descoberta de um novo filão da matéria prima num determinado lugar. A empresa D desvalorizou 15% devido à crescente concorrência que tem feito os clientes a alterarem os seus contractos e, por fim isto resulta na queda geral da bolsa.
Ora mesmo assim, mesmo que uma análise fosse desta forma e, sim isto eu consideraria uma análise como é que se justificam as variações que ocorrem durante um dia numa sessão de bolsa? Não estão a sair notícias sobre as empresas a todo o momento.
Por outro lado, quando por exemplo sai uma notícia de uma OPA, como se justifica que a cotação da empresa A suba 15%? Se a justificação for o valor que a empresa que lançou a OPA está disposta a pagar, até aceito. Agora se for a correcta apreciação do mercado ou o justo-valor que o mercado atribui, estas afirmações são feitas com base em quê? Num ou muitos eu acho que? O assunto é excessivamente subjectivo e aproxima-se muito dos jogos de azar como o totoloto, eurmilhões, totobolas, lotarias, aí também são um conjunto de eu acho que. A diferença é que "apostar" numa empresa sempre é bem mais concreto do que jogos de sorte...

Sem comentários: