Fui a uma conferência pública internacional sobre o ensino da matemática e no fim das comunicações e das mesas redondas, a audiência tinha a oportunidade de interagir com os especialistas.
Supostamente a audiência utilizaria a oportunidade de colocar questões aos especialistas de forma a criar um debate proveitoso com conclusões fundamentadas. Contudo, desde cedo que se tornou evidente que o público não estava interessado em colocar questões mas sim em expressar opiniões pessoais sobre os tópicos abordados.
Para mim isto é uma evidência que as pessoas não têm espaço e oportunidade para expressar as suas opiniões de forma a criar uma opinião mais fundamentada e sentirem-se aceites e ainda mais pertinente de as por em prática na sua própria comunidade. Se tal acontecesse, na conferência, a audiência teria colocado questões relevantes ao invés de se socorrerem dessa oportunidade de forma a expressar opiniões pessoais.
Isto é de extrema importância pois implica uma falsa liberdade, uma prisão de expressão, na qual as pessoas têm medo de expressar as suas visões sentindo-se oprimidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário