quarta-feira, outubro 20, 2010

A osteoporose e o leite


cookie splash
Originally uploaded by ]babi]
Hoje é o dia mundial da osteoporose o qual foi criado para despertar a consciência sobre um quadro clínico que afecta milhares de pessoas no mundo. Para tal desde a semana passada, assiste-se em Lisboa a uma renovação massiva do mobiliário urbano que consiste em inundar os espaços publicitários com cartazes que mencionam que o cálcio é importante para a saúde dos ossos e que o leite é rico em cálcio, as quais são afirmações verdadeiras mas daí a associar o consumo do leite a uma boa saúde dos ossos vai uma distância considerável.

Na verdade, o que se verifica na literatura científica é que, pelo menos desde 1972, já se verifica que um consumo elevado de proteína animal contribui para a fractura óssea (1).

Por outro lado, em Harvard afirma-se que o valor do leite na prevenção da osteoporose é pouco claro (2) e, num artigo sobre o cálcio e o leite (3) é apresentada uma visão muito equilibrada sobre o leite e o cálcio.

Assim neste dia, para além de se alertar para o tema da osteoporose, talvez fosse importante pesquisar e reflectir sobre os paradigmas em que nos encontramos, pois há cálcio para lá do leite.

(1) ELLIS F R, HOLESH S, ELLIS J W; Incidence of osteoporosis in vegetarians and omnivores, Am J Clin Nutr 1972; 25:555-558
(2) http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/questions/calcium-questions/
(3) http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/calcium-full-story/

Sem comentários: