segunda-feira, outubro 25, 2010

A estratégia do medo na imprensa


Newspaper and tea
Originally uploaded by Matt Callow
França, Grécia, Alemanha, Espanha, Moçambique entre outros são países em que se tem assistido a uma grande contestação social e forte mobilização social na rua devido a medidas aprovadas pelo Governo e que, por serem suficientemente asfixiantes, trouxeram as pessoas para a rua.

No intuito de impor essas medidas na ditadura democrática que se vive actualmente na sociedade ocidental, os governos têm muitas ferramentas ao seu dispor nomeadamente a manutenção da ordem pública através da polícia opressora a qual tem por objectivo manter as pessoas na ordem. Em países “democráticos” este tipo de atitude é estranha pois o governo aprova medidas hercúleas, para manter os ricos mais ricos e os pobres mais pobres e espera-se que os cidadãos aceitem de forma passiva este tipo de injustiças.

Uma outra ferramenta que os governos têm à sua disposição é a imprensa que, em tempos foi claramente uma ferramenta dos regimes e hoje, tornou-se uma ferramenta encapotada dos regimes. Diz-se que a imprensa é livre, é independente, informa e dá, de facto, a ideia que assim o é só que quando se vê notícias com o título “Polícia francesa dispersa estudantes com gás lacrimogéneo”, observa-se que isto é também uma forma de incutir medo nas pessoas e dissuadi-las de virem para a rua. Relembre-se também que Portugal é um país à beira da ruptura e portanto é bom que as pessoas fiquem quietinhas.

http://economico.sapo.pt/noticias/policia-francesa-dispersa-estudantes-com-gas-lacrimogeneo_102000.html

Sem comentários: