"Sobre as empresas públicas dizem-se todos os dias milhares de mentiras, amplificadas por uma comunicação social sem jornalistas que investiguem a realidade e que se limitam a difundir a propaganda que interessa aos grandes grupos económicos."
Mais uma vez a imprensa ajuda a formar a opinião pública que convém ao regime e aos privados deixando a impressão que a opinião é fundamentada e razoável. Hoje em dia, o metropolitano de Lisboa já é uma empresa rentável em termos de exploração embora, o peso dos encargos financeiros de 1997 para 2010 tenha aumentado de 13% para 37,5% (ou seja os proveitos do metro são mais uma renda das instituições financeiras)
A razão pela qual isto aconteceu está relacionado com as grandes ampliações que vieram facilitar a vida aos utentes, financiado pela Banca e avalizado pelo Estado, e que têm um grande custo que tem de ser pago.
"Hoje em dia, este é o mote para a entrega do Metro aos privados. Para além disto, o Metro é privado de uma receita proveniente dos passes sociais que vai parar aos cofres das transportadoras rodoviárias privadas com base na circulação de passageiros de 1991."
"Hoje em dia, este é o mote para a entrega do Metro aos privados. Para além disto, o Metro é privado de uma receita proveniente dos passes sociais que vai parar aos cofres das transportadoras rodoviárias privadas com base na circulação de passageiros de 1991."
Se a comunicação social, é mais fiável ou trabalhadores? Hmmm os trabalhadores...
Fonte (incluindo os dados do gráfico): Porque lutam os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa? Distribuido a 17 de Maio de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário