domingo, janeiro 16, 2011

Publicidade gratuita nos media


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Originally uploaded by jjay69
Uma das funções que os media têm, é de fazerem publicidade gratuita para lá da publicidade corporativa a produtos e serviços que é paga pelas empresas promovendo carros, seguros entre outros.
Deste modo, faz-se publicidade aos mais diversos tipos de acontecimentos, passando por catástrofes, regimes de governação, sistemas políticos, publicações científicas, desporto, produtos entre muitos outros. Por exemplo através do WikiLeaks soube-se que, em Setembro de 2008 no Azerbeijão houve uma catástrofe com a BP (1), em proporções semelhantes àquela que aconteceu, em 2010, nos EUA.

Um exemplo actual deste tipo de prática em Portugal, são as presidenciais uma vez que, em todos os noticiários televisivos e radiofónicos se fala sobre os candidatos e, em toda a imprensa, são dedicados artigos diários sobre as campanhas.
Tendo isto em consideração, não deveriam todos os candidatos serem tratados da mesma forma traduzindo-se isto em, todos terem o mesmo espaço na imprensa e o mesmo tempo de antena na televisão? Porque há uns candidatos que têm mais espaço que outros?
O que é que faz os editores dos jornais optarem por promoverem determinadas investigações científicas em detrimento de outras, porque não se fez o mesmo alarido com o Azerbeijão e os EUA?

Referências
(1) http://www.guardian.co.uk/world/2010/dec/15/wikileaks-bp-azerbaijan-gulf-spill

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