quinta-feira, janeiro 06, 2011

Price skimming e a desnatação do mercado da saúde


chemo? no thanks!
Originally uploaded by limowreck666
O price skimming é uma estratégia utilizada pelas empresas que consiste em fixar um preço muito alto para um dado serviço/bem de forma a que só as pessoas com mais rendimentos o possam adquirir e, à medida que se vai massificando, os preços vão sendo reduzidos tornando-se assim um produto de massas veja-se, como exemplos recentes, os sistemas GPS e os televisores plasmas.

Esta estratégia tornou-se um fenómeno que hoje em dia se pode observar no mercado da saúde da seguinte forma: no passado havia doenças que eram as doenças dos ricos e que estavam intimamente relacionadas com a alimentação, pois eram os ricos quem, por exemplo, podiam consumir muita carne, enquanto que os que não tinham tantos recursos ficavam privados desse alimento. Nos dias de hoje, em que a alimentação superabundante está acessível a todos, observa-se que as maleitas relacionadas com a alimentação já afectam todos os estratos sociais pois a alimentação rica em gordura e açúcares é comum, devido ao seu baixo preço, a todos os estratos sociais.

Desta forma o price skimming, é um fenómeno que, em termos conceptuais se, verificou na massificação da doença mas é importante ressalvar que nos processos de “cura”, apenas as pessoas com mais rendimentos têm acesso às terapias mais avançadas, verificando-se assim um price skimming no mercado das terapias.

Nota: Eu não considero que o price skimming na saúde, tenha sido uma estratégia que um conjunto de pessoas tenha introduzido neste mercado mas sim que, em termos do conceito pode-se constatar que se verificou.

Sem comentários: