Nos media americanos tem havido muito barulho sobre o leite cru, pois tem havido uma corrente suficientemente grande para o assunto aparecer nos jornais.
O barulho sobre o assunto quer, basicamente por inúmeras restrições sobre a comercialização do mesmo e, como em tudo neste planeta, a razão prende-se com o dinheiro.
O leite pasteurizado, homogeneizado e empacotado é vendido por poucas grandes empresas, ou seja, gera muitos milhares de milhões de $ para um número reduzido de organizações.
O comércio de leite fresco, pelo contrário é vendido por pequenas produções dadas as medidas de segurança adicionais que têm de ser implementadas e pelos vistos este comércio está a crescer de tal forma que começa a ter impacto nas vendas do leite empacotado.
É importante notar também que qualquer problema que se venha a verificar no leite fresco, vai ser amplamente magnificado pelo meios de comunicações americanos em prol da indústria leiteira.
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=raw-milk-debate
1 comentário:
Leite fresco... este e um assunto engracado... e que me fez perceber, quando cheguei aqui o quanto nos temos sempre a aprender. Antes de vir para ca, a ideia de leite fresco apenas existia na minha cabeca como algo de tempos remotos, em que todo o mundo vivia da agricultura e que beber leite acabado de sair da vaca era algo comum, nem fazia ideia que se vendesse assim em supermercados, porque em Portugal nunca vi a venda leite fresco, sempre bebi leite longa vida e nunca tinha sequer posto a ideia de que houvesse outra alternativa.
Enfim, apenas esta curiosidade para demonstrar o quanto ignorantes pudemos ser, mesmo sem o sabermos.
Quanto ao post, que ha a dizer? Tudo gira em torno do dinheiro e dos interesses das grandes empresas.
Enviar um comentário