Elvira Fortunato é a cientista líder do projeto dos transístores de papel e que vai permitir tornar o digital mais transparente, projecto que entretanto a Samsung já está a desenvolver e vai em breve apresentar no mercado e tornar a eletrónica mais verde.
Esta descoberta irá, por exemplo permitir que
“Tudo o que tenha papel podemos transformá-lo num suporte de electrónica. Como ter uma embalagem alimentar onde podemos ver a validade de forma automática, ou saber se o produto está estragado ou não. Em produtos farmacêuticos é fundamental saber a validade e também o próprio acondicionamento” (em entrevista ao Ciência Hoje)
A professora formou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia em 1987 onde se especializou na área da microeletrónica na mesma faculdade e hoje em dia dirige o Centro de Pesquisas de Materiais CENIMAT e é professora de Ciência dos Materiais.
Com a descoberta do transístor de papel em 2008, Elvira ganhou €2.5m do prémio European Research Council que trouxe para Portugal e foram investidos no desenvolvimento do laboratório - contratação de investigadores e novo equipamento e que tornou possível a criação do primeiro laboratório de nanofabricação português.
Fontes:
http://www.cenimat.fct.unl.pt/
http://www.iesl.forth.gr/conferences/tco2006/downloads/cv/fortunato-cv.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elvira_Fortunato
http://idpt.wordpress.com/2008/08/26/elvira-fortunato/
http://www.unl.pt/noticia/2009/homage-to-elvira-fortunato-at-ar
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47639&op=all
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50790&op=all
Sem comentários:
Enviar um comentário