segunda-feira, março 19, 2012

Talento português: António Horta Osório

Onde está? London, UK


António Horta-Osório é o banqueiro português mais conceituado e respeitado. Formado na Universidade Católica onde leccionou algumas cadeiras financeiras.  Iniciou a sua carreira na banca no Citibank, após a qual se tornou o melhor aluno no MBA no INSEAD em 1991, após o qual saltou para  o Goldman Sachs (New York & London).


Aos 28 anos comandou as operações de investimento do Santander em Portugal, tornou mais tarde o banco conhecido no Brasil, e em 2004 partiu para o Reino Unido para comandar o banco Abbey, onde baixou, por exemplo o cost-to-income de 70% para 39% num mercado onde o rácio é de 55%. Cinco anos mais tarde, o banqueiro português foi convidado a director do Banco de Inglaterra.


Actualmente, toma conta as rédeas do Lloyds, banco que na crise do subprime foi nacionalizado pelo governo britânico, Neste cargo, António, já passou por um esgotamento que o fez estar de baixa durante vários meses e repensar o seu modelo de trabalho, uma vez que o banqueiro é conhecido por começar o dia às 6 da manhã e terminar bastante tarde inclusivamente com reuniões ao domingo. Tendo voltado ao leme em Fevereiro deste ano, já renunciou ao seu bónus na casa dos £2m (o seu salário base são £1.6m) por reconhecer que a sua ausência provocou grande desvalorizações ao banco em 2011


I don't see those golden days coming back so soon, (referring to the previous 50 years)

Fontes:

Sem comentários: