sábado, novembro 19, 2011

Pode o Mc Donald’s ser socialmente responsável?

French Fries by Harris Graber
French Fries, a photo by Harris Graber on Flickr.
Na academia, Garriga e Mélé (2004) classificam as diferentes correntes sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em teorias instrumentais, teorias políticas, teorias integrativas, e teorias éticas. Numa ou mais delas é possível enquadrar a política da hamburgueria mas… faz sentido?
Parece-me que o que me faz sentido é que as políticas de RSE estejam alinhadas com o negócio, afinal é nisso que a empresa é boa e faz sentido contribuir a sociedade com esse conhecimento mas, seria socialmente responsável por parte da hamburgeria, distribuir as suas “refeições” a pessoas desfavorecidas por exemplo?
Por outro lado é bom sem dúvida, que hajam outras iniciativas que sejam financiadas pelos arcos dourados e que transmitam uma imagem responsável a qual certamente traz uma imagem positiva para o cliente mas não se estará a desviar do chamado core business?
Nesta perspectiva, eu diria então que não é possível pela natureza do negócio.

Garriga, E., Domenec, M. (2004). Corporate Social Responsibility Theories: Mapping the Territory, Journal of Business Ethics, 53, 51-71

Sem comentários: