terça-feira, março 01, 2011

A fiscalização dos comboios

A fiscalização dos comboios portugueses sempre foi uma belíssima trampa uma vez que, anteriormente tínhamos apenas um revisor que começava numa ponta de comboio e ia até ao fim e, agora juntamente com os sistemas electrónicos juntaram as brigadas de fiscalização.

Ora as brigadas de fiscalização são mais eficazes em termos de persuasão sem dúvida alguma e deveria ser algo que já teria sido implementado há muitos anos no intuito de dissuadir os utilizadores fraudulentos.

As máquinas de validação são uma aberração porque
1. a maioria das pessoas paga bilhete e os utilizadores fraudulentos, basta colarem-se a alguém que passam na mesma sem bilhete e, as perdas que provocam são inferiores ao investimento necessário à automatização da validação
2. os cartões recarregáveis, para utilizadores ocasionais, são válidos por apenas um ano, sendo posteriormente descartados e incompatíveis com outros transportes
3. o contacto dos cartões com as máquinas nem sempre funciona bem o que, só provoca dores de cabeça
4. as máquinas de venda destes bilhetes são completamente disfuncionais. Como é que um invisual tira um bilhete? E as pessoas que não sabem ler, não podem andar de transportes? Para quê um manual de instruções para tirar um bilhete? Não devia o sistema ter sido concebido de tal forma que a pessoa, não familiarizada conseguisse tirar um bilhete com facilidade?

Por fim, quem ganha com isto?
O cliente não é de certeza, pois o sistema é uma perda de tempo, não promove a segurança e é gerador de stress mas os privados, como a Siemens ganham muito papel porque para além da implementação do sistema ficam também com a manutenção sendo ainda um investimento co-financiado pela União Europeia.

Ao invés deste tipo de investimento, o dinheiro bem que podia ser canalizado para introduzir melhorias na linha bem como no material circulante (leia-se carruagens) e ainda no reforço das brigadas nomeadamente na sua rotação ou seja, não serem sempre as mesmas pessoas e na sua formação para lidarem melhor com os clientes.

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