sábado, fevereiro 25, 2006

Os cursos de Medicina

Muita gente argumenta que muita gente não entra em Medicina por causa das médias, ora isto não é totalmente verdade. Ora vejamos: os ingressos no Ensino Superior(ES) são maioritariamente ditados pelas médias e pelas vagas depois há as preferências regionais e outras coisas.

Ora no caso de Medicina as médias andam normalmente na casa dos 18. Ora se existem muitas pessoas a concorrerem para Medicina com essas notas, é lógico que a média se mantenha por aí.
Ex:
A)
Um curso de Medicina tem 20 vagas têm 10 candidatos com média(x) de 18 e os restantes com x=20 ora a média de entrada de curso será 19

B)
Um curso de Medicina tem 20 vagas têm 10 candidatos com x=18 e os outros com x=14, aqui a média de entrada é 16, mas as pessoas com 14 continuam a entrar

Bom, no fundo isto significa que existe muita gente com notas muito altas a concorrer a cursos, com poucas vagas, e assim quem tem mais notas entra!

Assim não faz sentido falar em baixar as médias porque as pessoas que querem entrar em medicina vão continuar a estudar para terem mais hipóteses de seguirem os seus sonhos, o que é preciso é aumentar as vagas porque num universo muito grande as notas terão tendência a baixar...

Bem, continuando no mesmo ramo, há caloiros e loiras de Medicina que vêm sangue e desmaiam, com certeza não estarão no curso correcto e a sua cobiçada vaga poderia ter sido deixada para alguém com garra... Enfim vaga perdida... Isto acontece em Portugal(e certamente não será o único, mas não devemos justificar as nossas trafulhadas com as trafulhas dos outros...), nos EUA e no Canadá isto não acontece, porque lá o acesso é muito mais exigente, primeiro têm de ter uma licenciatura numa área científica e ainda têem de ter experiência no campo.

Bom, no jornal cor-de-laranja de terça dizia que a Universidade do Algarve quer criar um curso em moldes semelhantes aos dos países estrangeiros que referi. Acho isto uma boa ideia, para formar médicos que realmente o querem ser e formação e motivação adequada!

:D

3 comentários:

Rita disse...

O Amendoas tem um blog e não me dizia nada!
Estava justamente a "falar" com um amigo meu, estudante de medicina, sobre o curso.
Acho que em todos os cursos há gente com capacidade e sem capacidade, o que faz com que algumas vagas sejam ocupadas inutilmente.
Conheço quem tenha tirado a vaga a alguém em arquitectura e em medicina. Um entrou em arquitectura e nem fez o primeiro ano, foi estudar outra coisa. Outro entrou em medicina SÓ porque tinha altas notas. Toda a gente via que ele não tinha jeitinho nenhum para aquilo, que a praia dele eram as engenharias...mas foi assim. Por isso, acho que notas não são sinónimo de competência.
Este meu amigo com quem estava a falar, entrou em Farmácia, e por tanto querer Medidicina, tentou e conseguiu.

Anónimo disse...

Bem, eu, estando a tirar um curso na área da Saúde, poderei falar com um certo entendimento sobre o assunto sobre algo essencial na Saúde: os diagnósticos. O que acontece é que na hierarquia da Saúde, os médicos são os Deuses, pq mtas vezes ng os questiona (nem mesmo os utentes) e os enfermeiros vêm atrás. Ora o que acontece ék nestes profissionais de saúde s exige o conhecimento sobre as patologias em todas as áreas (neurologia, medicina física, linguagem, etc), mas garanto-vos k na maioria, ixo está bem longe d acontecer. Como estou a tirar o curso de Terapia da Fala (k so d há uns anos ék começou a ganhar o respeito dos utentes, dos médicos e dos enfermeiros), tenho conhecimentos sobre as áreas com k irei trabalhar. E garanto-vos, há mts diagnósticos completamente ridículos...e feitos por quem? Por médicos (e nalguns destes casos eram alunos de topo qd tiraram o seu curso). Isto dá que pensar...num país od nõa s kestiona nem médicos, nem enfermeiros, e estes por sua vez, a maior parte das vezes não aceitam acções de formação em áreas como a terapia da fala,acho que o melhor é, não só aumentar as vagas e chamar à razão estas pessoas, para que se deixem de vedetismos e comecem a prestar um serviço adequado ao salário que usufruem.

Anónimo disse...

bem, não sabia que alguém já tinha chegado a esta conclusão!!!foi brilhante!!!os meus sinceros parabéns por teres alcançado um nível tão elevado de saber!!!deves ser daqueles que tiram 18 de certeza!se algum dia passares por mim eu ajoelho-me à supremacia do raciocínio...com cumprimentos sinceros...