terça-feira, maio 26, 2009

O poder do dinheiro

Madoff, através do esquema de Ponzi por si perpetrado causou um impacto significativo nas finanças internacionais, assumiu a responsabilidade pelos seus esquemas fraudulentos e foi para uma prisão cinco estrelas. Porquê? Porque ele pôde pagar.

Oliveira da Costa faz um esquema fraudulento em Portugal no BPN, vai para prisão e pretende trocar pela prisão domiciliária. Ele pode pagar no entanto o seu pedido não foi aceite. Ainda não foi aceite.

Porque é que estas pessoas têm este privilégio? Não são eles criminosos? Não provocaram danos à sociedade maiores que os outros reclusos? Não deveriam os criminosos serem tratados como criminosos e o seu tratamento estar de acordo com a gravidade do crime cometido?

Bom, como se pode verificar, a influência do poder do dinheiro também quebra as paredes das prisões.

1 comentário:

mario_no_code disse...

O tratamento do criminoso varia acima de tudo com o poder económico e com as habilitações literárias...o que é triste. Pior do que isso é a total ausência de valores morais de quem pede tal tratamento.Mas já é sabido que infelizmente os crimes económicos são menos penalizados a nível social e penal do que os restantes crimes.