quinta-feira, abril 12, 2007

Formas de comunicar


Kiev Phone
Originally uploaded by Project 404.

Os utilitários de conversação virtual: messengers, skypes e mesmo o próprio telefone (sms ou voz), são óptimas formas de ligar as pessoas. Contudo noto que eu e muitas outras pessoas ainda não se conseguiram ajustar com estas formas alternativas de comunicação.
Já uso o telefone desde muito pequeno e serviços de conversação on-line à quase 10 anos se bem que inicialmente não reflectia acerca do seu modo de utilização e o impacto que estas formas de comunicar tem na comunicação entre as pessoas.

À alguns anos constatei que, como se dizia lá fora, conversar on-line e mesmo por sms é uma forma fantástica de as pessoas de desinibirem mas é fictícia, uma vez que fora do mundo virtual as pessoas continuam inibidas.
A acrescentar a isto, as conversas, que no fundo não são conversas é puro texto, é apenas isso: texto e perde-se uma grande percentagem do processo comunicativo uma vez que a interacção ao vivo é uma parte fundamental para a comunicação entre as pessoas pois frente a frente existem muitos outros elementos que são percepcionados de forma intuitiva e que são essenciais na compreensão do conteúdo da mensagem. Para além do mais quando o autor das frases escreve, fá-lo como se estivesse a falar ao vivo com a pessoa só que não está e, por vezes a mensagem não é assimilada, pelo destinatário da forma pretendida. Isto acontecerá tanto por sms como por Messenger. A vantagem do sms é que não se está a ter dez conversas ao mesmo tempo e quando as mensagens são pagas tem-se mais cuidado com o que se escreve. Já no Messenger pode-se dizer tudo, uma vez que não há custos (não é bem assim pois paga-se a electricidade, a Internet e outros possivelmente outros custos dos quais não estou consciente).

Como forma de aproximar ainda mais as pessoas surge a voz. No entanto, embora seja um pouco melhor, já é mais pessoal e envolve maior interacção que o texto, continua a faltar os elementos visuais que como já referi anteriormente são de grande importância.

Ainda mais próximo é a videoconferência. Menciono a videoconferência apenas por existir, uma vez que nunca experimentei e como tal não estou com muita disposição para comentar.

Embora este comentário seja negativamente crítico em relação as novas formas de comunicação, não significa que seja contra a utilização destas. Eu uso mas esforço-me por utilizar o menos possível e continuo a tentar compreender qual a forma óptima de utilizá-las. Considero inadequado utilizar sms e o Messenger para desenvolver longas conversas com pessoas com quem não se fala à muito tempo, mas são uma forma eficiente de passar informações por exemplo marcar um encontro, uma reunião, eventos desse género ou mesmo para trabalhar em grupo.
Em relação à voz já a considero mais conveniente mesmo para pessoas que não se falem à muito tempo.

Sem comentários: