quinta-feira, setembro 21, 2006

Companhia


brotherly love
Originally uploaded by -Angela.

"Aquelas pessoas que nasceram com corpos e mentes saudáveis, que não têm falta de conhecimento sobre moralidade ou não levam uma vida socialmente indisciplinada, ou que não se tornaram desonestas devido a pressões circunstanciais, frequentemente tomam o caminho da desonestidade por manterem más companhias.

Cerca de noventa e nove por cento das pessoas falam sobre si da seguinte forma:
"Não me interessa o tipo de companhia que tenho, desde que esteja bem comigo, manter-me-ei bem em qualquer tipo de companhia. Eu sou suficiente maduro para entender a diferença entre o bem e o mal [...].

Contudo, as características da mente humana contam uma história diferente do que noventa e nove pensa. Uma pessoa entre os 7 e os 70 é invariavelmente influenciada pela companhia que ele ou ela mantêm. Por outras palavras onde o bem é predominante, as pessoas más certamente se tornarão boas, e no caso oposto, pessoas boas tornar-se-ão más.
Até um santo reduzir-se-á em cinzas após alguns dias em más companhias.

Suponha-se que um/a abstémio/a relaciona-se regularmente com um grupo de alcoólicos. O frequente embaraço anti-abstémio/a e os retratos positivos das virtudes maravilhosas do vinho pelos alcoólicos irá um dia tentar o/a abstémio/a a provas algum vinho. Os seus ou as suas amigas dirão:
"Não queremos que te tornes num/a bêbedo/a. Mas qual é o mal se experimentares só uma pinga? Certamente não te tornará uma má pessoa! Que moralista que és! Oh amigo/a ser tal moralista nos dias de hoje é rídículo!

E assim um dia o/a abstémio/a experimentará o vinho e isto tornar-se-á a causa da sua queda. Mas no dia em que o insuspeito abstémio/a experimentou o vinho, ele/a não se apercebeu que esse dia, em que bebeu o vinho, se tinha tornado na causa da sua degeneração."

SARKAR, P. R, Human Society Part One, Ananda Marga Publications

3 comentários:

Rita disse...

É que o ser Humano julga-se sempre capaz de controlar tudo. Se as coisas funcionassem mesmo como esses 99% acreditam, não havia tanta malandragem, tantos drogados, tantas pessoas a tornarem-se melhores pessoas por conviverem com boa gente...

AmendoaZ disse...

Pois... eu tambem pensava que bastava estar muito bem comigo mesmo. Mas quando estava a ler esta passagem, tocou-me bastante e cada vez mais me apercebo da importancia de andar em boas companhias...

Anónimo disse...

Sim também acho que todos nos influenciamos sem darmos conta do que se está a passar dentro de nós, sim por mais k controlemos os actos por vezes o que se passa cá dentro não é tão bem arrumado e pode modificar-nos ligeiramente a ponto de nao termos dado conta e acredito mm. no que postaste sobre isto. Não digo que tenhamos de viver isolados mas sim atentos e alertados para algo k tão bem postaste neste teu blogue que considero muito verdadeiro e corajoso.
Beijinhos e continua ;)