domingo, junho 27, 2010

Retroreflexões sobre Yoga IV


857.
Originally uploaded by Opus104
Os acessórios do yoga
Props, cintos, tapetes e bolsters são acessórios muito utilizados na prática do Yoga. Já me questionei se é correcta a utilização dos mesmos uma vez que os yoguins, quanto muito terão usado um tapete, embora mais largo que os actuais e, o anti-derrapante seria com certeza, diferente dos de hoje em dia se bem que, na verdade, o chão por si só era também diferente.

Acabei por chegar à conclusão que na verdade, os acessórios do yoga, estão perfeitamente adaptados à condição física dos sedentários de hoje em dia e que permite até evitar lesões aos mais atrevidos e que o saco do tapete é essencial pois a prática é para ser feita também em casa e não apenas nas aulas.

Para os mais puristas, que nem tapetes querem, existem os estilosos paws anti-derrapantes para pés e mãos! Mas como é que depois se faz Shavasana e outras posturas no chão?

http://www.yoga-equipment-store.com/index.php

sexta-feira, junho 18, 2010

E continua a viagem.....


E continua a viagem.....
Originally uploaded by Dircinha -
Três meses podem passar num instante e, os mesmos três meses, podem demorar mais tempo a passar do que um ano inteiro. A noção do tempo é muito relativa pois quando se está apaixonado, o tempo com a pessoa amada é sempre curto mas, quem espera por um autocarro da Carris, desespera.
Uma viagem feita para um dado lugar do planeta, pode durar simplesmente esse tempo da viagem e, por mais curto que seja esse tempo, essa viagem pode também durar uma vida inteira.
Frequentemente isso acontecerá, porque a viagem marcou a vida da pessoa trazendo aprendizagens de tal forma relevantes que integraram a forma como o viajante encara a vida e, por consequência a viagem está sempre a ser recordada até ao fim da viagem da vida.
Assim é interessante cruzarmo-nos com pessoas que dizem ter feito uma viagem de um mês, quando na verdade parece que essas viagens ainda estão bem longe do seu fim!

sábado, junho 12, 2010

Retroreflexões sobre Yoga III


savasana, edita
Originally uploaded by Dashamagordon
Savasana – a (díficil) postura do morto
Savasana é, das posturas mais descuradas na prática do yoga. Assumida como de fácil execução, tende a ser esquecida tanto pelo professor, como pelo praticante pois, se por um lado o professor facilmente deixa de sugerir que o praticante se mantenha consciente, por outro é muito comum ouvir uma turma de praticantes a ressonar como uma orquestra sinfónica. No verso 34 do Hatha Yoga Pradipika, Savasana é descrita da seguinte forma:

Deitar no chão, como um defunto, designa-se por Savasana. Esta postura remove a fadiga e dá descanso à mente.

Tudo o resto, como a adição de visualizações e respirações será então adição recente, talvez para facilitar a consciência na postura o que é muito bom mas, devido ao estilo de vida alucinante, é recorrente existirem sempre pessoas a dormir.

Savasana, na minha percepção, é uma postura extraordinária para escutar o corpo e senti-lo relaxar e bem assim, relaxar a mente, fazendo igualmente um esforço para manter a consciência, quer através das visualizações, das respirações e/ou de estar atento às sensações do corpo. E é por isto que Savasana se torna das posturas mais exigentes, porque se em Adho Mukha Svanasana é possível sentir as costas esticar, colocando então aí a nossa atenção, Savasana é das posturas mais complicadas para manter o foco.